Autobiografia
MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA GURGEL COSTA
(Resgatando meu passado, vivendo meu presente, reconstruindo meu futuro)

Chamo-me Maria José de Oliveira Gurgel Costa, popularmente conhecida por Mazé. Nasci em 15 de maio do ano de 1964 e sou filha de Joaquim Machado de Oliveira e Francisca Martins de Oliveira, ambos martinenses. Em minha memória afetiva, revivo a minha comunidade Jacu, na cidade de Martins, Rio Grande do Norte, lugar onde cresci e tive as minhas primeiras impressões de mundo. Meus pais, falecidos, tiveram 10 filhos e desses, 03 também já faleceram.

Casada com Marcos Antônio Gurgel Costa, também natural de Martins, sou mãe de 03 filhos: Caroline Oliveira Gurgel Costa Figueiredo (Psicóloga), Joaquim Machado de Oliveira Gurgel Costa (Engenheiro Civil) e Marcos Antônio Gurgel Costa Júnior (Estudante).

Sou servidora pública aposentada pelo Estado do Rio Grande do Norte e sempre trabalhei incansavelmente ajudando meu esposo em seus empreendimentos. Minha família mesmo de origem simples, como era grande parte da população daquela época, criou-me com carinho, zelo, com lições de caráter e cidadania, além de princípios éticos, morais e cristãos, e sigo até hoje a religião católica conforme orientação familiar. Estudei na Escola Padre Carlos, Escola Isolada Jacu, Escola Estadual Almino Afonso e Escola Estadual Joaquim Inácio e atualmente curso graduação em Administração.

Trabalhei como recepcionista nos anos de 1983 a 1986 no Hotel Serrano e concomitantemente, no período matutino, exercia a função de professora da educação infantil na “Casa de Pinóquio” de 1982 a 1996. De 1996 a 2020 exerci a função de técnica administrativa da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (RN).

Entrei para a política em 2004. Fui eleita prefeita de Martins por três vezes nos anos de 2004, 2008 e 2020. Exerço meu terceiro mandato por uma união partidária entre o DEM (Democratas), meu partido, numa coligação vitoriosa com várias outras agremiações partidárias. Meu Plano de Governo que foi mostrado de forma detalhado à população em minha campanha eleitoral, pretendo cumpri-lo fielmente, como compromisso assumido de forma pública perante a população de Martins. Esse é meu compromisso, já que o mesmo foi aceito e acatado pela maioria dos eleitores martinenses, como mostrou o resultado das urnas em 15 de novembro de 2020. Trabalhar é minha meta, e determinação é o que não me falta para o engrandecimento cada vez maior do município de Martins, trazendo assim desenvolvimento e qualidade de vida para seus habitantes e visitantes.