Museu Histórico de Martins

fotos do Museu 065

O Museu Histórico foi criado a 20 de dezembro de 1955, pelo Instituto Histórico e Cultural de Martins, como parte de suas metas. Funciona no Edifício “PAX” desde a sua criação e ocupa 4 salas: uma com exposição de objetos de Arte Sacra, duas com Móveis e Louças do século atrasado e uma com Biblioteca Jurídica e Galeria Fotográfica, onde se expõem fotos de filhos ilustres de Martins e do Estado. A beleza arquitetônica do prédio secular que abriga o Museu e que data do ano de 1871, dispensa comentários.

O acervo que compõe o Setor de Arqueologia é oriundo da Casa de Pedra, resultado de escavações feitas por uma equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; primeiro, sob a Coordenação do Professor José Nunes Cabral de Carvalho, que esperava encontrar fósseis de “Megatherium” (espécie de preguiça gigante); depois, o Professor Armand François Gaston Laroche deu continuidade aos trabalhos de pesquisa, de âmbito Nacional, com recursos oriundos do CNPQ e ajuda da Prefeitura de Martins.

O material lítico coletado nas escavações dentro e fora da caverna, num total de, aproximadamente, 5 mil peças, inclusive parte de uma ossada humana, é a prova concreta e inequívoca da presença de caçadores nômades naquele local. Integra também o acervo do Museu, uma coleção de gráficos, mostrando o resultado da pesquisa.

Foram publicados três volumes sobre essa pesquisa.

Copyright © 2013 - Prefeitura de Martins. Todos os Direitos Reservados